sábado, 22 de outubro de 2011

Projeto de informatização e modernização da Saúde já traz resultados


O projeto de modernização gerencial da Secretaria Municipal de Saúde humanizou e melhorou a qualidade do atendimento na rede municipal e na rede conveniada. O novo projeto mudou o perfil da saúde no município, diminuiu o tempo médio de espera dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para marcar consultas e exames, por exemplo, e facilitou o acesso da população a outros serviços.

O projeto de modernização inclui a aquisição de um novo sistema de tecnologia da informação, que visa ampliar a qualidade, segurança e agilidade nos serviços oferecidos à população. Com objetivo de atender a essas necessidades, a Prefeitura abriu um processo licitatório em 2009, para contratação de empresa capacitada para a instalação de rede de computadores, fornecimento de link e equipamentos de informática, implantação de sistemas informatizados de gestão integrada da saúde municipal, capacitação de equipe e suporte técnico.

O tempo médio de espera para cirurgias eletivas antes da implantação do sistema era de 155 horas, hoje, após o agendamento, é de 73 horas. Em outubro de 2009, 71% dos usuários marcavam suas consultas direto nos hospitais, enquanto apenas 21% procuravam os postos de saúde.

Hoje a realidade é bem diferente: em maio deste ano, 35% procuraram os serviços nos hospitais, enquanto mais de 50% se dirigiram às UBSs. Até 2008, as UBS marcavam apenas 3 mil consultas/mês. Atualmente, são reguladas mais de 50 mil consultas/mês. Nosso complexo regulador funciona plenamente.

Mais de 100 unidades já estão informatizadas e interligadas, com total mapeamento da rede de assistência ambulatorial e hospitalar, permitindo a descentralização do atendimento. Com a informatização das unidades, foi possível criar 88 polos de marcação de consultas para médicos especialistas, 42 polos de coleta de material para exames laboratoriais simples e 64 polos de marcação de exames especiais, como densitometria, ecocardiograma, eletrocardiograma, mamografia, ultrassonografia e endoscopia digestiva.

Até o ano de 2008, a população contava apenas com 4 polos. A ampliação do acesso é grande. Desde a implantação do sistema, em setembro de 2009, até junho deste ano houve um aumento de 451% de consultas especializadas e 459% dos exames. Campos é referência regional em procedimentos de média e alta complexidade. Atendemos todos os municípios da região.

A contratação aconteceu por meio do Pregão Presencial nº 35/2009 e, de acordo com o cronograma de implantação, a firma vencedora do processo licitatório - Empresa de Consultoria e Organização em Sistemas e Editoração (Eco Sistemas) - já realizou a regulação das consultas especializadas e a regulação dos serviços de apoio diagnóstico e terapias ambulatoriais.

Além disso, a empresa contratada fez a regulação das internações; a regulação das consultas básicas; a informatização das rotinas de compras, controle de almoxarifados e farmácias; a informatização da administração de recursos humanos; a informatização das rotinas de saúde nas urgências e emergências; a informatização das rotinas de saúde nos hospitais municipais e a informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Os serviços de Tecnologia da Informação representam um dos instrumentos contemporâneos mais relevantes na tomada de decisão em prol das ações governamentais eficientes e, neste caso, da organização dos processos de Gestão Pública da Saúde. Lidar com a quebra de paradigmas, revisão e adequação de processos é desafiador no setor público, essas mudanças necessitam de acompanhamento pontual e contínuo e, ainda, uma atuação ampliada dos parceiros privados.

A Central de Regulação da Rede de Atenção à Saúde também é funcional e trabalha em tempo real. Os indicadores de qualidade do sistema apontam para um aumento na oferta de consultas reguladas e exames, além do controle das unidades próprias, conveniadas e contratadas, todas interligadas pelo novo sistema.

O objetivo da regulação é permitir atendimento integral ao paciente, acompanhando todo tratamento e facilitando o acesso ao atendimento médico. Antes esse paciente tinha muitas dificuldades para marcar uma consulta. Hoje o agendamento é on-line, a unidade marca direto no sistema. Temos todo mapeamento da rede, acompanhamos vagas ofertadas, controle dos leitos, pacientes faltosos – que representam, em média, 40% do total - e até a produção médica.

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