O projeto de modernização gerencial
da Secretaria Municipal de Saúde humanizou e melhorou a qualidade do
atendimento na rede municipal e na rede conveniada. O novo projeto mudou o
perfil da saúde no município, diminuiu o tempo médio de espera dos usuários do
Sistema Único de Saúde (SUS) para marcar consultas e exames, por exemplo, e
facilitou o acesso da população a outros serviços.
O projeto de modernização inclui
a aquisição de um novo sistema de tecnologia da informação, que visa ampliar a
qualidade, segurança e agilidade nos serviços oferecidos à população. Com
objetivo de atender a essas necessidades, a Prefeitura abriu um processo
licitatório em 2009, para contratação de empresa capacitada para a instalação
de rede de computadores, fornecimento de link e equipamentos de informática,
implantação de sistemas informatizados de gestão integrada da saúde municipal,
capacitação de equipe e suporte técnico.
O tempo médio de espera para cirurgias
eletivas antes da implantação do sistema era de 155 horas, hoje, após o
agendamento, é de 73 horas. Em outubro de 2009, 71% dos usuários marcavam suas
consultas direto nos hospitais, enquanto apenas 21% procuravam os postos de
saúde.
Hoje a realidade é bem diferente:
em maio deste ano, 35% procuraram os serviços nos hospitais, enquanto mais de
50% se dirigiram às UBSs. Até 2008, as UBS marcavam apenas 3 mil consultas/mês.
Atualmente, são reguladas mais de 50 mil consultas/mês. Nosso complexo regulador
funciona plenamente.
Mais de 100 unidades já estão
informatizadas e interligadas, com total mapeamento da rede de assistência
ambulatorial e hospitalar, permitindo a descentralização do atendimento. Com a
informatização das unidades, foi possível criar 88 polos de marcação de
consultas para médicos especialistas, 42 polos de coleta de material para
exames laboratoriais simples e 64 polos de marcação de exames especiais, como
densitometria, ecocardiograma, eletrocardiograma, mamografia, ultrassonografia
e endoscopia digestiva.
Até o ano de 2008, a população
contava apenas com 4 polos. A ampliação do acesso é grande. Desde a implantação
do sistema, em setembro de 2009, até junho deste ano houve um aumento de 451%
de consultas especializadas e 459% dos exames. Campos é referência regional em
procedimentos de média e alta complexidade. Atendemos todos os municípios da região.
A contratação aconteceu por meio
do Pregão Presencial nº 35/2009 e, de acordo com o cronograma de implantação, a
firma vencedora do processo licitatório - Empresa de Consultoria e Organização em Sistemas
e Editoração (Eco Sistemas) - já realizou a regulação das consultas especializadas
e a regulação dos serviços de apoio diagnóstico e terapias ambulatoriais.
Além disso, a empresa contratada
fez a regulação das internações; a regulação das consultas básicas; a
informatização das rotinas de compras, controle de almoxarifados e farmácias; a
informatização da administração de recursos humanos; a informatização das
rotinas de saúde nas urgências e emergências; a informatização das rotinas de
saúde nos hospitais municipais e a informatização das Unidades Básicas de Saúde
(UBS).
Os serviços de Tecnologia da
Informação representam um dos instrumentos contemporâneos mais relevantes na
tomada de decisão em prol das ações governamentais eficientes e, neste caso, da
organização dos processos de Gestão Pública da Saúde. Lidar com a quebra de
paradigmas, revisão e adequação de processos é desafiador no setor público,
essas mudanças necessitam de acompanhamento pontual e contínuo e, ainda, uma
atuação ampliada dos parceiros privados.
A Central de Regulação da Rede de
Atenção à Saúde também é funcional e trabalha em tempo real. Os indicadores de
qualidade do sistema apontam para um aumento na oferta de consultas reguladas e
exames, além do controle das unidades próprias, conveniadas e contratadas,
todas interligadas pelo novo sistema.
O objetivo da regulação é
permitir atendimento integral ao paciente, acompanhando todo tratamento e facilitando
o acesso ao atendimento médico. Antes esse paciente tinha muitas dificuldades
para marcar uma consulta. Hoje o agendamento é on-line, a unidade marca direto
no sistema. Temos todo mapeamento da rede, acompanhamos vagas ofertadas,
controle dos leitos, pacientes faltosos – que representam, em média, 40% do
total - e até a produção médica.
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