segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Meio Ambiente conclui demarcação das 22 lagoas de Campos

A Secretaria de Meio Ambiente finalizou a demarcação e o estudo da situação atual das 22 lagoas de Campos, já tendo apresentado ao Ministério Público o resultado do trabalho. A informação foi passada pelo secretário Frederico Paes, ao acentuar que, com isso, a prefeitura cumpriu a determinação do MP feita há algum tempo.


As lagoas estão agora georeferenciadas, o que significa dizer, que podem ser mais facilmente localizadas através do sistema de GPS e de mapas e tiveram seus limites demarcados, bem como definidas as áreas de preservação. Uma empresa do Rio ficou responsável pelo projeto, que inclui ainda uma série de informações pertinentes, como o levantamento de problemas em nível ambiental, avanço de construções e ligações clandestinas com despejo de esgoto in natura em algumas lagoas.

A próxima fase é o encaminhamento do projeto para o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para a aprovação e homologação das demarcações. A maior lagoa de Campos, a Lagoa Feia – que se estende até a divisa com Quissamã e é a segunda maior lagoa de água doce do país - receberá atenção especial dos dois municípios. Será criado um convênio de parceria, que poderá ser em forma de um consórcio, pelo qual a lagoa contará com monitoramento e fiscalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário