quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Campos intensifica a luta de combate à dengue

O Comitê Gestor da Dengue voltou a se reunir essa semana, na Secretaria de Saúde, para traçar novas ações de prevenção à doença e combate ao mosquito transmissor. Dados oficiais apontam que criadouros do aedes aegypti estão dentro das casas e isso revela a necessidade de intensificação das medidas de prevenção e promoção da saúde em relação à dengue.

Além dos grandes mutirões, envolvendo diversas secretarias, teremos um ciclo de palestras realizadas pela Saúde Coletiva e Educação, em escolas, clubes de serviço, igrejas e outras entidades, a fim de orientar a população para evitar focos da dengue, ensinando os sintomas mais comuns para a procura de atendimento. Também teremos pequenos mutirões, acompanhando a rotina da coleta de lixo, com equipes mobilizando moradores de bairros e distritos a retirarem de seus quintais, materiais que servem de criadouros do mosquito. O material será recolhido pelos caminhões que fazem a coleta de lixo.
 
 

Também ficou definido que o Centro de Referência da Dengue criará dois protocolos de fluxo de atendimento: um para profissionais e outro para a população, em linguagem simples, indicando sintomas e as medidas a serem tomadas no caso de suspeita da doença. A partir de hoje, a secretaria de Saúde entrará em entendimento com os hospitais municipais e conveniados para contingenciamento de leitos para internação de pacientes com dengue. CCZ, secretarias de Obras e de Serviços Públicos unirão forças para reforçar o trabalho de recolhimento de entulhos.
 
Também vamos capacitar supervisores de bairros para que se tornem agentes multiplicadores, tanto na identificação de focos do mosquito como para orientar a população sobre as medidas de prevenção da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário