sábado, 17 de setembro de 2011

Avanços na saúde da mulher em destaque durante seminário

Prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama e de colo de útero foram temas debatidos no Seminário de Atualização em Atenção Básica à Saúde da Mulher em Campos, realizado nesta sexta-feira (16), pela Coordenação de Educação e Saúde (CES), no auditório da Faculdade de Medicina de Campos.



Na ocasião, falei dos avanços na área, como o de Campos ser a única cidade do país a imunizar, gratuitamente, meninas de 11 a 15 anos de idade contra o vírus do papiloma humano (HPV), mas destacou a necessidade de uma educação continuada em saúde junto à população.

Registramos grandes avanços, como o acesso à assistência em Campos ser superior a de Niterói e Rio de Janeiro, conforme dados do Ministério da Saúde; termos realizado mais de 2,8 milhões de atendimentos em 2010, entre consultas básicas, especiais e exames; ou, mais específico ao tema de hoje, realizamos coletas para exames preventivos nas UBSs. Mas ainda nos cabe, como profissionais da saúde, uma grande responsabilidade: a de construir, junto aos usuários, a prática de se cuidar e se prevenir das doenças, como exemplo instruir os pais a vacinarem suas filhas adolescentes, já que dados apontam uma incidência enorme desses tipos de câncer em mulheres cada vez mais jovens.

Coordenador de Educação e Saúde, o médico Antônio Salim diz que, diante da incidência elevada do câncer de mama e colo de útero em mulheres em todo Brasil, a meta é fazer um trabalho de prevenção. Reunimos especialistas como a presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro, Vera Lúcia Mota Fonseca, e o mastologista Jacir Luiz Balen, entre outros grandes profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário