quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Modelo de tratamento de infertilidade de Campos é referência para o mundo


Por Kamila Uhl

O mundo está de olho nas ações que realizamos na área da saúde pela Prefeitura de Campos. Especialistas e casais com dificuldades para ter filhos, de diferentes países e cidades brasileiras, procuram diariamente o Centro de Infertilidade e Medicina Fetal do Norte Fluminense (CIMF). Eles buscam informações a respeito do modelo municipal de tratamento de infertilidade, referência para o mundo, inclusive para os países europeus.

Apenas nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25), o CIMF recebeu mais de 50 ligações e emails de pessoas interessadas no assunto, como afirma o coordenador do Centro, o médico especialista em Reprodução Humana, Francisco Augusto Colucci. “Hoje (25) respondi emails de pacientes da Itália e da Espanha querendo saber como funciona o nosso serviço. Além disso, pessoas do sul do país, de Fortaleza, Salvador, Natal, Manaus, SP e RJ também estão nos procurando. Só do RJ já recebemos mais de 30 ligações”, assegurou o especialista.

O interesse tem justificativa. Aqui, o tratamento é todo pago pela Prefeitura, por meio da Gestão Plena de Saúde, através de convênio da Secretaria Municipal de Saúde com o Hospital Escola Álvaro Alvim (HEE), onde funciona o CIMF. Além disso, o principal método de Fertilização In vitro utilizado em Campos é o INVO, sigla em inglês que significa dispositivo de cultivo intravaginal.

A técnica dispensa laboratório e, por meio dela, a própria paciente cultiva os embriões antes de transferi-los ao útero. O método é mais simples, mais natural, mais barato e com resultados idênticos ao tratamento convencional (ICSI), que continua sendo utilizado no município. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário