quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dia sem Tabaco aborda danos ao meio ambiente



O tema definido pelo governo brasileiro para o Dia Mundial sem Tabaco, lembrado nesta quinta-feira, é “Fumar: Faz Mal pra Você, Faz Mal para o Planeta”. Dados do Ministério da Saúde indicam que o percentual de fumantes no país passou de 16,2% em 2006 para 14,8% no ano passado. É a primeira vez que o índice fica abaixo dos 15%.

A pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), divulgada em abril, indica ainda que a frequência de fumantes continua maior entre os homens: 18,1% contra 12% entre as mulheres. Mesmo assim, a população masculina lidera os números sobre a redução do tabagismo no país, já que 25% deles declararam ter deixado de fumar, contra 19% entre pessoas do sexo feminino.


As secretarias de Saúde em todo o país têm atividades agendadas para hoje, com o objetivo de reforçar o combate ao tabaco. No Distrito Federal, representantes da Coordenação do Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer participam de ações na Ala Mário Covas da Câmara Federal. Servidores e visitantes poderão fazer exames, como o que mede a capacidade respiratória, o teste de dependência química, a aferição de pressão arterial e ocular e a avaliação odontológica para câncer de boca.

22ª FEPE começa hoje



A 22ª edição da Feira de Preços Especiais (FEPE) promovida pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campos (CDL) com apoio da Prefeitura de Campos e organizada pela empresa Realização, será aberta hoje se estendendo até o domingo. Os portões do Parque de Exposição da Pecuária ( Fundação Rural de Campos) serão abertos ao público às 18h, e a abertura oficial com a presença de autoridades municipais acontece às 19h.

Feira Mãos de Campos vai participar da 22ª Fepe



A Feira Mãos de Campos vai participar da 22ª Feira de Preços Especiais (Fepe), que acontece a partir desta quinta (31) e prossegue até domingo (3), no Parque de Exposições da Fundação Rural de Campos. Oito artesãos estarão instalados no stand da Companhia de Desenvolvimento do Município (Codemca), colocando seus produtos em exposição e à venda aos consumidores a partir de R$ 2.

Os artesãos participam há alguns anos da Feira Mãos de Campos e estão sempre presentes em eventos fixos como a Fepe. Esse ano, eles estarão vendendo um mix de artigos de decoração e para o lar, bijoux e peças de cama, banho e cozinha, entre outros artigos. Eles confeccionam as peças com materiais de fácil reutilização como caixas de MDF, fibra de coco, retalhos de tecidos e taboa.

Mais 24 famílias beneficiadas no Pq. Aldeia




O Programa Habitacional Morar Feliz tem transformado a vida de milhares de famílias que viviam em áreas de risco em todo o município. Nesta quarta-feira (30), a Defesa Civil, em parceria com a Secretaria da Família e Assistência Social, realizou a mudança de mais 24 famílias para o Morar Feliz do Parque Aldeia. No conjunto habitacional, cerca de 408 famílias já foram beneficiadas com as casas que a Prefeitura já entregou. Desse total, 100 casas já foram inauguradas.

Segundo o subsecretário de Defesa Civil, Major Pessanha, além das mudanças, está sendo realizada a demolição de casas no bairro e na rua Pará, no Pq. Cidade Luz. "Amanhã estaremos finalizando as mudanças do Pq. Aldeia. A demolição dos imóveis vai acontecendo na medida em que as famílias forem desocupando as casas", informou.

De acordo com a secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, 4.496 casas já foram entregues em 12 conjuntos construídos em nove pontos diferentes do município, beneficiando mais de 20 mil pessoas que moravam em áreas de risco delimitadas pela secretaria municipal de Defesa Civil ou que eram atendidas pelo Programa de Aluguel Social ou que viviam em vulnerabilidade social.

Campos no Dia do Desafio com adesão esportiva



Campos encarou o desafio e mostrou que é mesmo vocacionada para o esporte. Mais de 300 mil pessoas participaram das atividades de ontem do Dia do Desafio. Evento realizado pelo SESC em todo o Brasil e organizado em Campos pela Fundação Municipal de Esportes (FME) e pelo Sesc-RJ. Além da FME participaram a Secretaria de Família e Assistência Social, a Fundação Zumbi dos Palmares e o Projeto Pró-Jovem.

Os resultados foram enviados para o SESC no inicio da noite de terça-feira e o vencedor ainda não foi anunciado. Campos enfrentou a cidade de Novo Hamburgo, do Rio Grande do Sul. Em Campos, cerca de 70% da população destinou pelo menos 15 minutos para realizar algum tipo de atividade física e participar da competição.

Creche Escola de Saturnino Braga com obras em ritmo acelerado




A Creche Escola de Saturnino Braga, na Baixada Campista, está em ritmo acelerado de obras. Há três meses, equipes de 15 trabalhadores estão atuando nas obras, que beneficiarão os moradores do distrito, com a abertura de novas 100 vagas para berçário e maternal. Essa semana, a estrutura de alvenaria, que define os espaços, estará totalmente concluída.

A área construída de 730 metros quadrados contará com dois berçários, uma sala de maternal, secretaria, biblioteca, três salas de aula, consultório, sala da direção, sala dos professores, recepção, lavanderia, dispensa, sanitários e sala de professores. A técnica de Edificações, Teresa Maria Pedrosa, que acompanha o dia a dia da obra, informou que o cronograma dos trabalhos está dentro dos prazos programados.

A unidade escolar está sendo construída nos moldes atuais de modernidade e segurança e vai contar, ainda, com sanitários com acessibilidade, além de paisagismo e estacionamento. Dentro do que determina os Parâmetros Nacionais da Educação, haverá, ainda, um espaço de brinquedoteca, refeitório, depósito e playground para as crianças se divertirem com atividades de lazer.

Unidades de ensino já construídas




Outras seis creches municipais já foram inauguradas: Glicério Carlos Neto (Parque Lebret), Parque Esplanada, Jocinéia Silva Borges (Novo Jockey), Irmã Dulce (Parque São Bebedito), Professora Ruth Chagas Manhães (Parque Julião Nogueira) e João Batista Veiga (Custodópolis). Além disso, a prefeitura já inaugurou duas escolas municipais.

Comtur e Convention buscando participar do Fórum Rio + 20

O Conselho Municipal de Turismo, juntamente com o Convention & Vistors Bureau da Costa Doce e a Diocese de Campos, estão buscando participar da programação do Fórum Empresarial Rio + 20 Núcleo Norte Fluminense. As instituições estão planejando incluir a execução dos tapetes de Corpus Christi sob a tônica da sustentabilidade, já que serão utilizados apenas resíduos naturais como o bagaço da cana, serragem e grama cortada, substituindo o uso do sal, a anilina e a tinta xadrez normalmente usados para essa finalidade, no Dia de Corpus Christi, 7 de junho.

Segundo Ricardo Carvalho, presidente do Comtur, o objetivo é fazer o maior tapete de Corpus Christi sustentável do mundo e, depois da data, recolher esse material e após a compostagem e ensacamento doar para a comunidade usar como forma de adubo.

- A nossa ideia vem em um momento muito oportuno já que trata-se de uma ação sustentável e queremos incluí-la no Fórum Rio +20 Núcleo Norte Fluminense. Além disso, queremos incluir no Guiness Book como o maior tapete sustentável do mundo. Com isso, Campos estará na vitrine do turismo e da cultura - explica. Mais de 600 pessoas vão participar da confecção dos tapetes que serão feitos em quatro locais: avenida Alberto Torres, Rua Barão de Miracema, Rua Formosa e Praça São Salvador.

Praça de Conselheiro Josino quase pronta




A reforma da praça de Conselheiro Josino, reivindicada pelos moradores da localidade há alguns anos, será finalizada nos próximos dias. A praça foi construída com toda a infraestrutura necessária para se tornar, também, o ponto de referência em lazer dos moradores de Vila Nova, Murundu, Morro do Coco e Paraíso, e vai contar com seis quiosques, quadra coberta poliesportiva, playground, bicicletário, mesas de jogos, bancos, jardins e rampas de acessibilidade.

Segundo o supervisor de serviços municipais da secretaria de Obras e Urbanismo, Clóvis Eduardo de Matos, a última reforma aconteceu há 20 anos. “As condições da praça estavam precárias, necessitando de reparos. Os visitantes estão encantados com a nova praça. Para dar preferência ao comércio local, todo o material bruto foi comprado na comunidade”, informou o supervisor.

O secretário de Obras e Urbanismo, Edilson Peixoto, explicou que há muito tempo eram solicitadas intervenções na praça da localidade. "A praça de lazer de Conselheiro Josino é um espaço público com requinte e cuidados urbanísticos. Assim como as obras na cidade, estão sendo as do interior", finalizou.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Banco de leite do HPC passará por ampliação

Para incentivar a amamentação e reduzir a mortalidade neonatal em Campos, a Secretaria Municipal de Saúde investirá na reforma e ampliação do Banco de Leite do Hospital Plantadores de Cana (HPC). Atualmente o banco atende apenas aos recém-nascidos que ficam internos na UTI Neonatal. Será criado um cadastro de doadoras para garantir o leite aos prematuros em qualquer hospital do município.

_- Campos registra mais de 700 nascimentos por mês. Por ano são mais de 8 mil. Deste total, cerca de mil são prematuros. O leite materno é como uma primeira vacina, reduzindo riscos de infecções - explica o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio.

O novo banco de leite receberá recursos federais de Promoção da Saúde e contrapartida municipal através da Superintendência de Saúde Coletiva, e estará vinculado ao programa municipal “Nascer em Campos”, que integra Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança (PAISCA).

Sinalização garante maior segurança em avenidas de Campos



A Empresa Municipal de Transportes (Emut) vem trabalhando de maneira intensiva na sinalização das principais ruas e avenidas de Campos, com o intuito de garantir segurança não apenas para pedestres, mas também para ciclistas e motoristas que transitam pelos locais de maior movimentação de trânsito.

O trabalho vem sendo realizado diariamente, por uma equipe especialmente destinada a garantir a sinalização horizontal e a colocação de placas que possa delimitar as diretrizes que garantam a ordenação do tráfego na cidade. Esta é uma determinação do presidente da Emut, Álvaro Oliveira, desde que assumiu o cargo.

Duas das principais avenidas de Campos receberam esta sinalização, em razão da grande movimentação registrada nesses locais. As avenidas Alberto Lamego e José Carlos Pereira Pinto foram as beneficiadas pelo trabalho realizado nos últimos dias. A Avenida José Carlos Pereira Pinto, que recentemente foi inaugurada após as obras que beneficiam os moradores de Guarus, recebeu a marcação de locais de estacionamento, bem como a delimitação dos pontos de taxis, que funcionam nas imediações do Hospital Geral de Guarus.

Casa do Pequeno Jornaleiro recebe R$ 1,4 milhão em 3 anos



Em três anos, a Casa do Pequeno Jornaleiro recebeu do Fundo Municipal da Criança e Adolescente o equivalente a 1,4 milhão para investimento em projetos para atender os jovens do município. Os projetos são desenvolvidos no sentido de acolher crianças de 7 a 12 anos, através do programa “Preciso de você” e jovens de 12 a 18 anos, através do programa “Educação e Arte”. Em ambos são desenvolvidos projetos voltados a prática de esportes e música.

Através do programa “Preciso de você”, são acolhidas 11 crianças que vivem na Casa Pequeno Jornaleiro com auxílio de uma mãe social, onde é dado todo o suporte para que, através de equipe técnica,  com assistente social e pedagogo, as crianças recebam a assistência necessária para que se desenvolvam saudáveis. A mãe responsável no momento é a mãe de dois filhos, Cristian Carla. "É bem trabalhoso cuidar de 11 crianças, mas gosto muito e com a ajuda que tenho fica sempre melhor", pontua. Segundo o coordenador dos projetos, Airton Évio de Souza, as crianças tem uma rotina de qualquer criança normal, com idas à escola e prática esportivas e culturais.

O município de Campos foi um dos primeiros do país a criar uma casa de abrigo para receber adolescentes que cumprem medida em meio aberto, sendo através de prestação de serviço a comunidade ou em liberdade assistida.  Um dos programas que atendem a estes jovens infratores é o “Educação e Arte”, que é o acompanhamento sócio educativo feito dentro do prazo estabelecido pelos juízes, sendo de três a seis meses. Estes jovens também são acompanhados por uma equipe técnica composta por pedagogos, assistentes sociais e psicólogo.

Cheque caução para casos de urgência é crime





De autoria dos ministérios da Justiça e Saúde, foi publicada na edição de ontem (29) do Diário Oficial da União, a lei que torna crime a exigência de cheque caução para atendimento médico de urgência. A lei altera o Código Penal de 1940 e tipifica a exigência como crime de omissão de socorro. Atualmente, a prática de exigir cheque caução já é enquadrada como omissão de socorro ou negligência, mas não existia uma referência expressa sobre o não atendimento emergencial.

O Código Penal passa a vigorar nos termos do Artigo 135-A acrescido ao Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, que estipula pena de detenção de três meses a um ano e multa para os responsáveis pela prática de exigir cheque caução, nota promissória ou qualquer garantia, inclusive o preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial. A pena pode ser aumentada até o dobro, se da negativa de atendimento resultar lesão corporal de natureza grave, e até o triplo se resultar morte.


Fonte: Agência Brasil

Posturas fiscaliza despejo irregular em terrenos e vias públicas



Agentes fiscais da Coordenadoria de Fiscalização de Posturas realizaram nesta quarta-feira (30) no Parque Julião Nogueira uma operação para identificar terrenos baldios e vias públicas onde é feito despejo irregular de lixo por caminhões de supermercados e outros estabelecimentos, carros particulares e carroceiros. De acordo com o diretor do órgão, Leonardo Simões, a operação é resultado das muitas denúncias feitas por moradores que, inclusive, abordaram as equipes durante a ação para se manifestarem.

Pela manhã, assim que chegaram ao bairro, os 13 agentes que participam do que está sendo chamado de “varredura” puderam surpreender carroceiros que deixariam entulhos nos terrenos e às margens do canal que corta o Parque Julião Nogueira. A orientação foi para que se dirigissem aos entulhódromos espalhados pela cidade e que são os destinos ideais para o lixo.

- É um absurdo o que acontece. Não contentes em despejarem o lixo nos terrenos, algumas pessoas, que não moram aqui e só trazem o lixo, ainda queimam pneus, plásticos e papéis. Moradores com problemas respiratórios sofrem e não adianta reclamar, porque eles não se intimidam. Pelo contrário, ainda nos ameaçam. Já tiramos fotos, ligamos para órgãos públicos, mas, há sete anos que moro no bairro, a secretaria municipal de Serviços Públicos manda regularmente equipes para fazerem a limpeza dos terrenos e ruas, às vezes, até semanalmente. Mas as pessoas voltam e trazem mais lixo”, relatou uma moradora que não quis se identificar.
 

Código Municipal de Posturas (Leia mais aqui)

Formandos da Guarda Mirim serão encaminhados para secretarias

Foto: Rogerio Azevedo


O projeto Guarda Mirim chegou ao total de atendimento de 450 jovens, com idades entre 12 a 18 anos, conforme idealizado pela Prefeita Rosinha Garotinho. A informação foi passada pelo coordenador do projeto, Tenente Silva Leite, após a comemoração de mais uma formatura na semana passada. A previsão é de que 10 jovens sejam encaminhados nos próximos dias para estágio nas secretarias da prefeitura, onde terão atividades durante um período do dia.

Os jovens – com idade de 16 anos – estão apenas aguardando a chegada do uniforme para começar as atividades do estágio de quatro horas diárias. Os formandos com idades até 15 anos vão permanecer na Fundação Municipal da Infância e Juventude, participando das oficinas da instituição e praticando modalidades esportivas, como capoeira, taekwondo, dança e aulas de música.

Os jovens que serão encaminhados para as secretarias municipais vão atuar em funções internas como telefonista, arquivista, na área de computação e no apoio ao trabalho dos funcionários. Eles não poderão fazer tarefas fora dos locais onde ficarão inseridos. "Já temos mais de 150 jovens atuando na municipalidade. Eles vão permanecer no projeto até completar 18 anos. A única exigência que não abrimos mão é de que para ficar na Guarda Mirim, eles continuem frequentando a escola durante um turno", explicou Silva Leite.

Dia do Desafio tem início às 6h nesta quarta-feira

O Dia do Desafio começou às 6h desta quarta-feira (30), com a programação das Academias de Musculação da cidade. O dia do Desafio é uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. Em Campos o evento é realizado pelo Sesc em parceria com a Fundação Municipal de Esportes (FME).

Além da FME, a Secretaria de Família e Assistência Social, o Programa Pró-Jovem Adolescente e a Fundação Zumbi dos Palmares participarão do evento deste ano. As ações acontecerão na sede da Fundação Municipal de Esportes, Ginásio Waldir Pereira, Jardim São Benedito, Praça do Santíssimo Salvador, Praça de Ururaí, Praça Santo Antônio em Guarus, Residencial Santo Antônio e na Academia de Musculação em Farol de São Thomé.


Veja aqui a programação completa e detalhada do Dia do Desafio.

Justiça de Minas concede liberdade condicional ao goleiro Bruno



A Justiça de Minas Gerais concedeu na tarde desta terça-feira (29) a liberdade condicional ao goleiro Bruno Fernandes referente ao processo de cárcere privado e lesão corporal de Eliza Samudio, pelo qual o atleta foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro a 4 anos e seis meses de prisão. Mas para deixar a prisão, o jogador ainda depende do julgamento de um pedido de habeas corpus pelo Supremo Tribunal Federal (STF) relacionado ao desaparecimento e morte da ex. Na sessão de análises de pedidos de habeas corpus do Supremo desta terça-feira, o processo no goleiro não estava na pauta.

O pedido de liberdade condicional foi julgado pelo juiz Wagner Cavalieri, da Vara de Execuções Criminais de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, devido ao fato de o goleiro estar detido na Penitenciária Nelson Hungria, na mesma cidade. De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na condenação do Rio de Janeiro, Bruno já tinha direito à liberdade condicional desde janeiro deste ano pelo tempo de pena cumprida, mas nenhum pedido havia sido feito anteriormente.
  
O advogado Francisco Simim, responsável pela defesa do goleiro, informou que independentemente da decisão em relação à liberdade condicional, Bruno continuará detido por causa do mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça de Minas Gerais.

Rio das Ostras: Prefeitura anula prova do Concurso Público

Para garantir o tratamento igualitário a todos os candidatos do 6º Concurso Público de Rio das Ostras, a Prefeitura Municipal, acolhendo parecer do procurador Geral do município, Renato Vasconcellos, e de acordo com o Ministério Público, decidiu anular a prova de Lei Orgânica aplicada para todos os 24 cargos na tarde do dia 31 de março. A decisão foi ocasionada após perceber que todas as questões de Lei Orgânica elaboradas pela Fundação Trompowsky foram repetidas do turno da manhã.

Os candidatos terão que fazer uma nova prova de Lei Orgânica. As datas destas provas serão divulgadas até o final da semana no próprio site da Fundação. Os candidatos que tiverem algum prejuízo financeiro poderão requerer ressarcimento junto a Fundação Trompowsky. Os cargos que tiveram a prova de Lei Orgânica anulada foram:

FUNDAMENTAL INCOMPLETO
Bombeiro Hidráulico, Carpinteiro, Cozinheiro, Eletricista, Pedreiro, Pintor e Serralheiro

NÍVEL MÉDIO
Agente de Saneamento, Agente Tributário, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil II, Desenhista Projetista, Fiscal de Obras e Posturas II, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal do Procon, Fotógrafo, Instrutor de Informática, Instrutor de Libras, Monitor de Turismo, Oficial de Manutenção Predial, Operador de Áudio, Operador de Iluminação, Orientador Social, Programador e Secretário Escolar

Pagamento dos servidores prossegue até quinta



A prefeitura prossegue até quinta-feira (31) o pagamento dos servidores referente ao mês de maio, que nestes três dias serão injetados na economia local R$ 50.795 milhões.  Este mês, os vencimentos serão efetuados com reajuste de 5,1%, baseados no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) . De acordo com a Procuradoria Geral do Município, a lei eleitoral não permite que se conceda reajuste acima dos índices públicos da inflação, seis meses antes da eleição.

Além dos benefícios que vêm sendo concedidos nos últimos anos, para o mês de julho está prevista a migração de todos os celetistas da Fundação Municipal de Saúde para estatutários, conforme lei aprovada pela Câmara Municipal, gerando estabilidade para milhares de trabalhadores. A Secretaria de Planejamento e Gestão informa que, de janeiro a abril, a folha de pagamento da prefeitura teve um impacto de R$ 14.250 milhões, comparado ao mesmo período do ano passado. Aplicado o índice de reajuste de 5,1%, o impacto, este mês será de ais R$ 4.820 milhões.

A projeção dos técnicos da secretaria é que o impacto até o final do ano será de R$ 51.480 milhões. O crescimento médio da folha de pagamento da prefeitura é da ordem de 9%, bem acima da inflação, tendo em vista as vantagens incorporadas todos os meses em relação ao crescimento vegetativo da folha, como quinqüênio, insalubridade, gratificações, Plano de Cargos e Salários, entre outros.

Farol-Barra do Furado: vigas para instalação de estacas no mar



A construção do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado, entre Campos e Quissamã, está ganhando um grande reforço. Para dar continuidade às obras de estaqueamento, um sistema de vigas metálicas que possibilita a instalação de estacas mar adentro, conhecido como Cantitravel, chegará ao local. Utilizado para apoiar os equipamentos de fundação, o Cantitravel permitirá que 32 estacas sejam cravadas fora do continente.

Na primeira fase das obras, já foram cravadas 40 estacas do píer de atracação e da implementação do sistema australiano de sand by pass, de transpasse de areia, com a região sendo a primeira da América Latina a adotar a tecnologia. No canteiro de obra, um outro sistema aguarda o início da operação de concretagem, prevista para dentro de 30 dias. Trata-se do sistema de tetrápodes, estruturas pré-moldadas de concreto que complementarão os molhes de pedras.

- Toda a documentação solicitada pela Secretaria dos Portos do governo federal para a liberação do recursos a serem investidos na dragagem do Canal das Flechas já está sendo enviada. O Consórcio Terra & Mar solicitou às empresas off-shore, que se instalarão na área, autorização para o uso de áreas para o depósito de material, como barro e areia -, informou o secretário municipal de Obras e Urbanismo, Edilson Peixoto.
    

O Investimento

 O projeto envolve um total de R$ 170 milhões de investimentos públicos do consórcio formado por Campos, que responde por 70% dos recursos, e por Quissamã, arcando com os 30% restantes. Além dos R$ 170 milhões aplicados pelos municípios, o governo do estado irá aplicar R$ 20 milhões e o governo federal outros R$ 50 milhões.
    
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Marcelo Neves, seis empresas estão confirmadas para se instalar no Complexo Farol-Barra do Furado: BR Offshore (estareiro); STX Brasil Offshore (estaleiro coreano); Edson Chouest Group (base de apoio offshore); Alupar Investimentos S.A (empresa de tancagem); Eisa (estaleiro); e Cassinú (estaleiro), entre outras, que estão em processo de sondagem.
    
- A nossa missão é transformar crescimento econômico em desenvolvimento econômico, que abrange situação muito mais ampla, que inclui qualificação de mão de obra para gerar renda, transformando como um todo a vida das pessoas e para melhor – frisa o secretário.

Procuradoria publica decreto de desapropriação em Santa Cruz

A Procuradoria Geral do Município de Campos publicou em Diário Oficial desta terça-feira (29) o decreto de desapropriação de quatro áreas de moradia, com 250 casas, além do campo de futebol, na localidade de Santa Cruz, que serão cedidas para uso das famílias residentes nas unidades há décadas.

O Procurador Geral, Francisco de Assis Pessanha Filho, cita que a iniciativa acarretará no direcionamento do crescimento da cidade em direção àquela área, “hoje tão carente, tendo em vista o fechamento da Usina que ali funcionava”, minimizando a crise social vivida naquela região. O Procurador Francisco de Assis de Pessanha Filho diz que tal medida se dá em “continuidade ao programa de moradia realizado pela prefeita Rosinha Garotinho”. E, complementa:

– A mola propulsora daquela região sempre foi a economia sucroalcooleira, que vem sofrendo inúmeros abalos desde o final da década de 80, chegando ao auge agora, com o fechamento da Usina Santa Cruz. Além do mais, com esta medida, da prefeita Rosinha Garotinho, as cerca de 250 famílias que ali residem poderão ter um pouco mais de dignidade e segurança para buscar alternativa de suas sobrevivências – informa o Procurador.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Mais um ministro do STF reage às abordagens de Lula para adiar o julgamento do Mensalão



O ex-presidente Lula anda metendo os pés pelas mãos. A CPI Cachoeira - Delta só saiu devido ao seu empenho, afinal vislumbrou a chance de se vingar de adversários políticos, Demóstenes Torres e Marconi Perillo. A sede de vingança de Lula não lhe permitiu ver que a CPI não era boa para o PT nem para alguns aliados, o principal deles Sérgio Cabral. Na conversa indecorosa que teve com o ministro do STF, Gilmar Mendes, o ex-presidente Lula chegou a se gabar: "Eu controlo a CPI". Acho difícil hoje Lula ainda acreditar na sua fanfarronice. Os fatos, as revelações atropelaram toda a estratégia petista.

E com relação ao julgamento do Mensalão, Lula está provocando é um efeito contrário ao colocar os ministros contra a parede. Segundo Lula contou a Gilmar Mendes, Zé Dirceu estaria desesperado, agora então deve estar arrancando os cabelos implantados. Ontem procurado por toda a imprensa, Lula mandou dizer através de sua assessoria que não comentaria o caso.


Do Blog de Anthony Garotinho

 

Inscrições para Educação Continuada em Pneumologia Tisiologia

A Secretaria de Saúde de Campos está com inscrições abertas para o Programa de Educação Continuada (PEC) em Pneumologia e Tisiologia, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), que acontece nesta sexta-feira (1º) e no sábado (2), no auditório da Sociedade Fluminense de Cirurgia e Medicina. As palestras sobre infecções respiratórias serão ministradas por profissionais renomados.

O PEC tem o apoio da Coordenação Municipal de Educação Permanente e da Superintendência de Saúde Coletiva de Campos. O evento é direcionado a médicos e enfermeiros, principalmente os que atuam nos programas e centros de referência de tratamento de doenças respiratórias, entre eles, o Programa de Assistência a Pacientes com Asma e Rinite (Proapar) e os Programas de Controle da Tuberculose, da Hanseníase e do Tabagismo.

Na sexta-feira, a abertura será às 19h20 e, em seguida, haverá as palestras “Pneumonia Adquirida na Comunidade – Novas recomendações: O que muda?” e “Pneumonia Adquirida na Comunidade em Cardiopatas, DM e Pneumopatas – A abordagem é diferenciada” e apresentação de Casos Clínicos. No sábado (2), o PEC começa às 8h. O evento prossegue até 12h30. Serão ministradas as seguintes palestras: “Micoses Respiratórias em Foco”, “ABPA: Atualização Diagnóstica e Terapêutica”, “Bronquiectasias: Diagnóstico Etiológico”, “Bronquiectasias: Atualização Terapêutica”, e “Pneumonia Aspirativa”, também com apresentação e discussão de casos clínicos”. A coordenadora regional da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia acrescenta que as inscrições podem ser feitas pelo e-mail  meireles.patricia@terra.com.br.

Capacitação para professores de creche nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (30), às 18h, a Secretaria Municipal de Educação, através da equipe da Coordenação de Formação Continuada, vai realizar, no auditório da Smec, uma capacitação para educadores de creches da rede municipal. Na ocasião, 84 profissionais do berçário e do GI estarão sendo capacitados pelos profissionais da secretaria.

— O objetivo do encontro é orientar e capacitar estes professores, trabalhando com eles, atividades lúdicas na área da educação infantil. Também vamos utilizar materiais recicláveis (sucata) para montar jogo de memória e módulos educativos — informa a coordenadora de Formação Continuada de Educação Infantil, Ana Cristina Henrique de Paula.

Museu de Campos recebe doações de objetos históricos

Foto: Check


O Museu de Campos está recebendo doações de documentos e objetos históricos para ampliar o acervo do espaço cultural, que funcionará no Solar Visconde de Araruama, prédio do Século XIX, restaurado pela Prefeitura de Campos.  Segundo o museólogo Carlos Freitas, que também é diretor do Arquivo Público Municipal, o museu tem recebido empréstimos e doações importantes, como uma coleção de moedas dos séculos XVIII, XIX e XX.

Freitas informa que as moedas foram doadas pelo campista Élcio de Souza Chrisóstomo, que chegou a ser procurador do Estado do Rio de Janeiro, e deixou a coleção para que um dia, fosse doada para o museu. “Foi uma doação valiosa para o município. É importante para as novas gerações conhecerem também, todos os padrões monetários, que passaram pelo país no Século XX”, informa o museólogo, lembrando que, durante a doação ou empréstimo, são assinados termos de doação e comodato.

Divulgado o gabarito da segunda etapa do Concurso Público de Campos

O gabarito da segunda etapa do Concurso Público, realizado no último final de semana, já pode ser acessado no site do Centro de Produção da Uerj, (Cepuerj). Ao todo 24.598 candidatos inscritos concorrem as 346 vagas paras os cargos de Nível Médio. Foram aplicadas provas para os cargos de Fiscal de Urbanismo, Instrutor de Artes e Ofícios, Técnico em Contabilidade, Técnico em Eletrotécnica, Técnico de Enfermagem, Técnico em Farmácia, Técnico em Informática, Técnico em Mecânica e Técnico em Radiologia, Agente de Operação e Fiscalização de Transporte Coletivo.

Serão aprovados 320 candidatos inscritos na concorrência geral e 26 com necessidades especiais. Como servidores públicos efetivos, sob o Regime Estatuário, eles terão vencimento de R$ 1.581,94 e carga horária de 40 horas semanais.

Confira aqui e confira o gabarito

Suledil fala sobre investimento ao funcionalismo público em Campos

O secretário de Governo e de Controle e Orçamento, Suledil Bernardino, concedeu entrevista ao jornal O Diário neste domingo, onde falou sobre os investimentos da Prefeitura de R$ 1,4 bilhão ao funcionalismo público em três anos. Segundo ele, o total pago em Campos é reflexo da política de valorização do servidor municipal.




Novo Jóquei: ruas estão sendo calçadas e asfaltadas


Fotos: Check


Cerca de 60 ruas no bairro Novo Jóquei estão recebendo paralelos e outros 23.300 metros de asfalto estão sendo colocados nas ruas em que passam os veículos do transporte coletivo, cortando a Rua Rosa Montezano, próximo ao conjunto habitacional Morar Feliz do bairro. Cerca de 50% das ruas que vão receber paralelos já estão concluídas. Duas ruas receberão asfaltamento: a Rua Ayrton Senna e a rua principal. Elas serão rebaixadas e receberão camadas de areia, bica corrida e asfalto.

O local que recebe asfaltamento está sendo rebaixado em 60 centímetros. Estão sendo colocados 20 centímetros de areia, 20 centímetros de bica corrida e 6 centímetros de asfalto. Também estão sendo feitos no local, a sarjeta e o meio fio. A previsão é que as intervenções sejam concluídas dentro de cinco meses.

Banda do Ciep Carmem Carneiro vai ganhar novos instrumentos




A Banda de Fanfarra do Ciep Carmem Carneiro, que faz parte do programa Mais Educação, vai receber novos instrumentos nesta quarta-feira (30), às 14h. A doação será feita pelo Rotary Club. A banda é composta por cerca de 40 crianças e adolescentes, e segundo a diretora do Ciep, Romilda dos Santos Rosa, funciona como um instrumento de resgate e da autoestima dos alunos. "O comportamento das crianças melhorou. Elas estão bem mais calmas. Para participar da banda, o aluno tem que saber ler. Com isso, a freqüência às aulas aumentou e as notas melhoraram", ressalta a diretora.

Além dos músicos, banda possui também um corpo coreógrafo, composto por 12 meninas. O regente Rogério Santos Barreto ressalta a mudança no comportamento dos integrantes, inclusive do irmão dele, Lucas, 14 anos. “Meu irmão era muito rebelde. Agora, ele está muito melhor”, conta.

Cerca de 5 mil alunos de 38 escolas municipais são atendidos pelo programa Mais Educação, com atendimento em tempo integral, em Campos. Eles passam três horas a mais na escola. Além do reforço escolar, com letramento e matemática, os alunos participam de atividades esportivas, culturais e de lazer e recebem quatro alimentações por dia. O programa, do governo federal, é desenvolvido em parceria com o município. Outras 50 escolas aderiram ao programa no município. A previsão é que o número de crianças atendidas passe para 14 mil.

Praça e ruas do Parque Santa Helena recebem melhorias

Foto: Check


As obras da Praça do Parque Santa Helena estão em fase final. A praça vai contar com grande estrutura para atender a população. As obras seguem os padrões das demais praças do município, com acessibilidade, espaço para práticas esportivas, jogos e lazer. Crianças e adultos poderão aproveitar o espaço, que está na fase de acabamento, com a colocação do piso, com bloquetes intertravados; pintura das estruturas metálicas e colocação de telas nos alambrados das quadras.

A praça conta com duas quadras, uma com cobertura e outra sem cobertura, além de arquibancada; três pergolados,  playground,  pista para skate e em sua última etapa, vai contar com projeto paisagístico para compor os jardins do local. “As ruas do Parque Santa Helena também serão contempladas com o projeto “Meu Bairro é Show”, informa o superintendente de Obras, Edison Crespo.

Obras do Bairro Legal de Goitacazes iniciam nesta segunda




As obras do programa Bairro Legal de Goitacazes começam nesta segunda-feira (28) e vão gerar entre 400 e 500 empregos, de acordo com o andamento das diversas fases da obra. A autorização para o início das obras foi dada pela Prefeita Rosinha Garotinho na noite de sexta-feira (25), durante a solenidade de inauguração das obras de reestruturação das duas praças no distrito, que inclusive receberam tratamento paisagístico.

Ao assinar a ordem de serviço em praça pública, a prefeita anunciou o valor do investimento da ordem de R$ 66 milhões, que contemplará nesta primeira etapa, 53 ruas de três bairros de Goitacazes: Centro, na extensão da Rodovia Souto Maior; Nova Goitacazes; e no setor nordeste da sede do distrito, no segmento da Estrada da Tocaia. A prefeita explicou que fará a obra em três etapas, para evitar revirar todos os bairros ao mesmo tempo e provocar o caos na mobilidade urbana do distrito.

- Estamos autorizando o início das obras de Goitacazes que, agora, depois de concluirmos as obras de duplicação da rodovia do Açúcar (RJ-216), apesar de ser um distrito, estará integrado à cidade como um belo bairro de Campos. Desde a avenida 28 de Março até aqui em frente à praça São Gonçalo, os moradores vão ter a mais moderna de Campos, com ciclovia, passarelas, paradas de ônibus com abrigo, sistema moderno e muito eficiente de iluminação - anunciou a prefeita diante da multidão que prestigiou a solenidade de inauguração das praças.

domingo, 27 de maio de 2012

Homofobia deve virar crime no País

A comissão de juristas do Senado responsável por propor o novo Código Penal pretende tornar crime a homofobia e ampliar a quantidade de situações em que uma pessoa pode responder na Justiça por discriminação. Pelo texto, poderá ser processado quem pratica discriminação ou preconceito por motivo de gênero, identidade ou orientação sexual e também em razão da procedência regional.

Pela legislação atual, só podem responder a processo judicial quem discrimina por causa da raça, da cor, da etnia, da religião ou da procedência nacional. Assim como na legislação em vigor, que segue a Constituição Federal, a conduta será considerada imprescritível (o discriminado pode processar a qualquer momento), inafiançável e não passível de perdão ou indulto.

A comissão manteve para os crimes a mesma pena aplicada hoje pela Lei 7.716, de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou cor: de 2 a 5 anos de prisão. A ideia é incorporar toda essa legislação ao novo Código. A pena para a prática pode ser aumentada em um terço até a metade caso a discriminação tenha sido cometida contra menores.

Os juristas decidiram apresentar um rol de condutas que seriam consideradas discriminatórias. Entre elas, impedir o acesso de alguém, devidamente habilitado, a uma repartição pública ou privada, assim como a promoção funcional de alguém, por exemplo, pelo fato de ser mulher, homossexual ou nordestino. O crime também estaria configurado se a discriminação ocorrer em meios de comunicação e na internet.

Conselho Municipal de Esportes oficialmente instalado

No dia 23 de abril o Conselho Municipal do Esporte foi eleito por entidades de classe, membros do poder público e da sociedade civil organizada, na sede da Fundação Municipal de Esportes (FME). Nesta semana, com a publicação no Diário Oficial do município, o Conselho está oficialmente instalado em Campos e já começa a trabalhar.

O presidente da FME, Magno Prisco, foi eleito por unanimidade para presidir o Conselho. Completam a Comissão Executiva, o Diretor Executivo, Maurício Lemos, também representante da ONG Esporte Sem Fronteiras, e o Secretário Geral Cláudio Artiles,que também ocupa um cargo na Secretaria Municipal de Educação. Todos foram eleitos pelas entidades presentes na reunião do dia 23 de abril, por unanimidade. Farão parte do Conselho Municipal do Esporte, 14 membros oriundos de entidades governamentais e da sociedade civil, sete de cada segmento.

O presidente da FME, Magno Prisco, agora também presidente do Conselho Municipal de Esportes, esperava pela publicação em Diário Oficial para iniciar oficialmente os trabalhos. “O esporte é algo dinâmico, assim como nossos esforços para fazer com que mais e mais pessoas possam ter acesso a ele. Muito ainda será feito pelo esporte e a participação do Conselho Municipal, nesse aspecto, será fundamental para o desenvolvimento da cidade de Campos”. Prisco acrescenta ainda que o Conselho trará a população para a tomada de decisões e vai dar a todos a oportunidade de participar do crescimento do esporte. “

“Beatles num Céu de Diamantes” no Trianon sábado e domingo




Neste final de semana, Campos recebe, pela primeira vez, um musical da famosa dupla de diretores Charles Möeller e Claudio Botelho. Neste sábado (26), às 21h, e no domingo (27), o Teatro municipal Trianon apresentará o musical “Beatles num Céu de Diamantes”. A montagem de grande sucesso já foi vista por mais de 200 mil pessoas, trazendo para o palco um belo trabalho que visita a obra da banda inglesa. Os ingressos custam R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia). A classificação indicativa é de 10 anos.

Ganhador do Prêmio Shell de Teatro (arranjo musical), “Beatles Num Céu de Diamantes” foi classificado como um dos maiores sucessos da temporada teatral dos últimos tempos. “A música dos Beatles é universal, então não tivemos nenhum problema em nos apresentar em outros lugares do mundo”, revela Claudio Botelho.

Sem diálogos e acompanhados de piano, percussão e violoncelo, 10 cantores-atores criam uma fantástica história através de quase 50 músicas da banda inglesa. Entre as canções escolhidas estão: “Help”, “I wanna hold your hand”, “Lucy in the sky with diamonds”, “Let it be”, entre outras.

Rosinha inaugura reestruturação de praças em Goitacazes

Foto: Gerson Gomes


A prefeita Rosinha Garotinho inaugurou na noite desta sexta-feira (25) as obras de reestruturação e paisagismo de duas praças do distrito de Goitacazes, considerado a porta de entrada da extensa região da Baixada Campista. Várias autoridades,  inclusive os deputados federais Garotinho e Paulo Feijó, e grande público, prestigiaram a solenidade que lotou a Praça São Gonçalo.

Além de jardins gramados e floridos, a praça ganhou plantação de palmeiras imperiais, e equipamentos urbanos para lazer e esporte, como quadra poliesportiva coberta, pista de skate, quiosques , banheiros públicos e dois pergolados. Em toda a praça um novo sistema de iluminação valoriza o ambiente e proporciona maior sensação de segurança para os moradores que desfrutam do novo espaço de convivencia.

Além da reestruturação da praça, a prefeita Rosinha destacou diversos investimentos realizados no distrito, que proporcionam melhoria na qualidade de vida dos moradores de diversos bairros tanto na região central como nos bairros da periferia do distrito, que recebem melhorias na infraestrutura, como a Linha do Limão, bairro onde há décadas a falta de infraestrutura impunha sofrimento aos moradores por ser região de constantes alagamentos devido ao nível do lençol freático próximo da superfície.

Rosinha concede entrevista ao jornal O Dia e mostra como Campos virou exemplo de boa gestão




Do Blog de Garotinho

Não deixem de ler a longa entrevista que a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho (PR) concedeu ao jornal O Dia. Além de fazer um balanço de sua gestão, Rosinha coloca o dedo em várias feridas, no seu estilo sereno, mas franco e determinado, como a questão do populismo. "O que eu e Garotinho fazemos pelos humildes é chamado de populismo. Quando a iniciativa é de Lula ou de uma grande empresa é projeto de grande alcance social".

Leiam aqui e entendam a transformação que Campos está passando sob o comando de Rosinha. Vocês vão compreender porque o pov de Campos é apaixonado por Rosinha e seu índice de aprovação supera 80%, um recorde.

Flamengo e Seleção de Campos duelam amanhã em seis provas

Os melhores atletas do Remo do estado do Rio de Janeiro disputam a partir das 9h deste domingo (27) o Duelo de Remo de Campos dos Goytacazes, com chegada das seis provas no Cais da Lapa, área propícia para abrigar o público tendo em vista o amplo estacionamento e área coberta do Pavilhão de Regadas e do Deck avançado, que servem para proteger as pessoas no caso de sol intenso ou chuva. A Regata terá seis provas e a expectativa dos organizadores é a de que as disputas vão ser de muita emoção, tendo em vista o alto nível de competição dos atletas de Campos e do Clube de Regatas Flamengo, já que ambos plantéis detém os principais atletas campeões do estado.

De acordo com o presidente da Associação de Remo de Campos, Dimisson Nogueira, os atletas de Campos vem treinando e a maior parte deles são resultado do programa de integração social do Programa Rema Campos, que tem por objetivo fazer a iniciação esportiva, priotirariamente de crianças e adolescentes em situação de risco social.

Confira aqui Remadores do Flamengo que disputam o Duel de Remi em Campos

Ação conjunta para coibir construções irregulares no Morar Feliz




A Coordenadoria de Fiscalização de Posturas realizou na tarde desta quarta-feira (24) uma operação para coibir as construções ilegais no Conjunto Habitacional do programa Morar Feliz, Aldeia II. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e Secretaria da Família e Assistência Social. Na quinta-feira (25) uma reunião com representantes de várias secretarias municipais aconteceu no auditório do Centro Executivo José Alves de Azevedo, para dar início a uma ação conjunta, como forma de coibir este tipo de irregularidade.

A partir desta segunda-feira (28), a secretaria da Família e Assistência Social receberá e, também, tomará ciência das irregularidades cometidas nos conjuntos habitacionais no que diz respeito à ocupação irregular e enviará comunicado à secretaria ou setor municipal que poderá tomar as providências. “Vamos todos atuar em conjunto. Se o caso envolver o Setor de Posturas, por exemplo, ele será comunicado e vai atuar. Assim acontecerá com as demais secretarias envolvidas. O que não pode haver é a descaracterização de um programa tão importante para milhares de pessoas como esse”, finalizou a secretária da Família e Assistência, Izaura Freire.

Conselho Municipal dos Direitos do Idoso prorroga prazo

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso prorrogou o prazo para que as entidades e instituições vinculadas ao segmento da 3ª Idade apresentem os documentos,  a fim de que participem  do Fórum Municipal dos Direitos do Idoso, a ser realizado no Auditório da Santa Casa de Misericórdia de Campos, no dia 30, das 8h às 13h. O evento tem o objetivo de discutir a participação do Conselho do Idoso no controle social e eleger as entidades que irão compor o Conselho na gestão 2012-2014.

As entidades e instituições que se interessarem em participar do Fórum terão direito a voz, mas, para estarem aptas a votar e serem votadas para a Gestão  2012 -2014, deverão se dirigir ao Centro Dia,localizado na Travessa Santa Elias, 43, no  Jardim Carioca, entre os dias 17 à 29, das 8h às 12h, com os documentos: Estatuto registrado, Ata da última eleição e posse da atual diretoria registrada em cartório e Cadastro Nacional de Pessoa Física (CNPJ) atualizado. 

Guarda Mirim forma mais 450 jovens do município


Fotos: Rogerio Azevedo

  
A solenidade de formatura da Guarda Mirim de Campos reuniu cerca de mil pessoas na Praça São Salvador na manhã deste sábado (26) para prestigiar 450 meninos e meninas adolescentes. Diante dos pais, amigos, familiares, de autoridades e do público, eles prestaram juramento e fizeram homenagem ao patrono da quarta turma Professor Suledil Bernardino, que foi condecorado com uma placa pelo empenho e apoio às políticas públicas a favor da infância e da adolescência, conforme ressaltou o professor Mário Lopes, presidente da Fundação Municipal da Infância e da Juventude, que representou a Prefeita Rosinha Garotinho e também foi cumprimentado pelos pais dos formandos.

Desde 2009, no início do governo de gestão da Prefeita Rosinha Garotinho, já foram formadas quatro turmas, sendo a primeira em 2010 com 300 formandos, a segunda, em 2011 com 350, e agora em 26 de maio de 2012 com 450 formandos, que da mesma forma que os anteriores, vão ser integrados em órgãos públicos da municipalidade e empresas conveniadas, com supervisão da Fundação e respaldo jurídico da Vara de Família, Infância e Juventude.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Incidência de osteoporose no Brasil deve subir 32% até 2050

Um relatório divulgado na quinta-feira (24) pela IOF (International Osteoporosis Foundation) sobre a osteoporose na América Latina prevê que a incidência de fraturas de quadril no Brasil crescerá 32% até 2050.  O dado leva em conta o aumento da expectativa de vida da população. Em geral, a osteoporose, que causa o enfraquecimento dos ossos, atinge os idosos -- especialmente mulheres pós-menopausa. Hoje, estima-se que ocorram mais de 121 mil fraturas do tipo por ano no país. Segundo o texto, a doença já atinge uma em cada três mulheres com mais de 50 anos.

As projeções servem como um aviso para as autoridades de saúde do país, já que as fraturas de quadril são uma grande causa de debilidade e morte precoce em idosos. Para Ben Hur Albergaria, presidente da comissão nacional de osteoporose da Febrasgo (Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia), o relatório mostra que a doença é um problema de saúde pública e demanda mais atenção. "É preciso mudar o conceito de que a osteoporose é uma doença natural do idoso. Ela pode e deve ser prevenida", diz Bruno Muzzi, presidente da Associação Brasileira da Avaliação da Saúde Óssea e Osteometabolismo.


Fonte: Folha de São Paulo

Ururaí tem estrutura renovada por obras da prefeitura

Foto: Check


A Prefeitura de Campos tem realizado diversas intervenções em vários bairros do município. As mudanças são significativas na estrutura dos bairros, com a implantação de programas sociais e obras de qualidade. No distrito de Ururaí, por exemplo, foi realizado o Bairro Legal, com obras de infraestrutura e reurbanização das 50 ruas dos bairros Brasília, União, Brilhante e Ilha. Na obra, foi feita a drenagem, pavimentação de todas as ruas, construção de calçadas, instalação de uma rede de esgoto, construída pela Concessionária Águas do Paraíba, mediante solicitação da prefeitura.


Em Ururaí, também, foi feita a reforma de três escolas e da creche Pequeno Frederico, além do mini-hospital e a aquisição de nova ambulância. A passagem social a 1 real por meio do Programa Campos Cidadão; o programa de vacinação, completo no distrito, também são benefícios concedidos pelo poder público municipal para a população de Ururaí, onde também estão sendo construídas mais 500 casas do Programa Morar Feliz, considerado o maior programa habitacional municipal do Brasil.

A praça central de Ururaí está recebendo os retoques finais como colocação de alambrado e arames no campinho de areia que compõe o local. O asfaltamento e sistema de galeria já estão prontos e, quem ficou feliz com as modificações, foi a moradora do bairro Brasília, Ana Paula da Silva Pereira, 30, que tem dois filhos, um de sete e outro de oito anos.

“Favela” com Thalita Carauta dia 31 no Trianon

Sucesso na TV, a comediante Thalita Carauta vai apresentar, no próximo dia 31, às 20h, no Teatro Trianon, a comédia “Favela”, na qual vive divertidos personagens, com destaque para Janete, que é um dos destaques do programa “Zorra Total”. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e custam R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia). A procura por bilhetes vem sendo intensa. A montagem tem classificação 14 anos.

Tour Histórico para professores neste sábado



Mostrar o patrimônio histórico-cultural de Campos aos professores da rede municipal, para que eles tenham a oportunidade de multiplicar seus conhecimentos nas salas de aula. Este é o objetivo do Tour Histórico que acontece neste sábado (26). A concentração será às 8h, no chafariz belga da Praça das Quatro Jornadas.

O evento marca o encerramento do curso “Campos – Identidade, Memórias e Histórias”, promovido pela Secretaria de Educação (Smec). O curso foi aberto no dia 17 de abril, no Teatro Municipal Trianon, e contou com a participação da professora e escritora, Marluce Guimarães; da historiadora Sylvia Paes e da pesquisadora da Uenf, Edlane Cruz.

As aulas presenciais multidisciplinares aconteceram nos dias 18 e 19, na Secretaria de Educação. Cerca de 100 profissionais da educação participam do curso. “O Tour Histórico vem concretizar os conhecimentos teóricos apresentados nas aulas presenciais. É um regate lúdico, prazeroso, da história de Campos”, destaca a coordenadora de História da SMEC, Carmen Eugênia Sampaio.

Um terço das brasileiras na pós-menopausa tem osteoporose



Um terço das mulheres brasileiras na pós-menopausa tem osteoporose, doença que fragiliza os ossos e os deixa suscetíveis a fraturas. Pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela International Osteoporosis Foundation (IOF) revela que, além da doença atingir boa parte das mulheres acima de 50 anos, o número de fraturas vertebrais pode chegar a 2,9 milhões. A maioria dessas fraturas está sem diagnóstico e sem tratamento. O relatório estima ainda que as fraturas por fragilidade decorrentes da osteoporose vão crescer nas próximas décadas entre 28% e 49% em vários países, devido ao envelhecimento populacional e aumento da expectativa de vida.

— Em apenas um terço dos casos de fratura a pessoa sente dor. Por isso, muitas vezes a mulher descobre muito tarde uma fratura. E pode nem chegar a saber que isso ocorreu por causa da osteoporose. Devemos lembrar também que, antes mesmo de chegar à osteoporose, a osteopenia, quando há perda de massa óssea, chega a 56% — revela o reumatologista Cristiano Zerbini, chefe da Divisão de Pesquisa Clínica do Serviço de Reumatologia do Hospital Heliópolis, de São Paulo. O primeiro relatório regional sobre a situação da doença foi realizado em 14 países da América Latina, incluindo o Brasil.

Cursos de qualificação do setor de turismo a partir de junho

Foto: Antonio Leudo



A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep) realizou, esta semana, reunião com setores da municipalidade e com representantes do setor de turismo para definir o cronograma de cursos de qualificação. Para começar, no dia 11 de junho, será realizado o curso de Excelência no Atendimento, no Farol de São Tomé.

Segundo o secretário Marcelo Neves, o objetivo dos cursos é capacitar os segmentos que atuam no setor turístico, já que “o município está se desenvolvendo e, com isso, estão chegando novos e exigentes consumidores, por isso, precisamos estar aptos a oferecer os melhores serviços”, observou.

O curso inicial deverá ter duração de uma semana, indo até o dia 15 de junho, no stand do Sedep, em Farol de São Tomé. Os outros cursos serão direcionados às categorias que lidam diretamente com o público, como os bares, restaurantes, lanchonetes e taxistas entre outros profissionais. A realização dos cursos faz parte do projeto global do Inventário Turístico, como uma das ações que compõem o trabalho iniciado no final do ano passado.

Grupo Gotta é destaque estadual e concorre a prêmio



O Grupo Oficina de Textos Terra da Alegria, o “Gotta: os Intérpretes da Alegria!”, é destaque estadual junto à integrante Paola Barreto, 12 anos. Eles concorrem à indicação ao prêmio “Os Melhores de 2012”, do Congresso de Cultura Latino-Americana – Seção Brasil, que acontecerá em abril de 2013, no Rio, nas categorias cultural governamental e infantil, respectivamente.

O projeto mirim de contação de histórias é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação. O grupo já participou de cerca de 500 eventos sociais e culturais. A indicação ao prêmio foi feita pelo senador da Cultura do Estado do Rio de Janeiro, junto ao Congresso de Cultura - Seção Brasil, Agostinho Rodrigues. Ele assistiu a uma apresentação da “Ciranda de Natal” e ficou encantado.

 - É um trabalho fantástico, a professora conseguiu uma interação entre os alunos. Eles foram claros, alegres e conseguiram passar para a gente uma confiança e uma esperança. O grupo é nota dez e a Paola é espetacular. O talento dela é visível. Ela tem um futuro garantido em lugares de grandes nomes – ressalta o senador.

Aumenta número de incidência de câncer de pele em jovens



Um estudo publicado na revista Mayo Clinic Proceeding recentemente apontou um preocupante avanço na taxa de incidência de câncer de pele em adultos com menos de 40 anos. A maior incidência da doença se faz a partir dos 40 e os casos em jovens eram raros. Ainda de acordo com o estudo, a maior parte dos melanomas (forma mais grave da doença) foi registrada em mulheres, pois costumam se expor mais do que os homens à luz solar e a usar câmaras de bronzeamento artificial.

 
O câncer de pele é uma condição maligna que começa com o crescimento excessivo e descontrolado de células anormais da pele. Os três principais tipos são: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melonoma maligno. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o tipo mais comum da doença no Brasil, correspondente a 25% dos diagnósticos. Porém, 95% destes tumores são curáveis desde que detectados precocemente.

 

 

Campanha de vacinação contra o Influenza estendida até o dia 1º


Foto: Antonio Leudo


O Ministério da Saúde prorrogou até 1º de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A imunização começou no último dia 5 e estava prevista para terminar nesta sexta (25/05). Em Campos a meta estipulada pelo município é de vacinar 82 mil pessoas, mas até esta quinta-feira (24/05), apenas a metade do público alvo recebeu as doses. Idosos, crianças de seis a dois anos de idade, gestantes e profissionais de saúde devem se vacinar.

Portadores do HIV e pessoas com doenças crônicas e imunodeprimidos, também podem ser vacinados, estes devem apresentar receita médica em qualquer posto de saúde. Das 55 mil pessoas com 60 anos ou mais, 20 mil foram vacinadas, em relação às crianças, das 11 mil foram imunizadas 6.500. No caso das gestantes apenas 40% das 5 mil receberam as doses. A vacina trivalente imuniza contra gripes sazonais e a influenza A (H1N1), popularmente conhecida como “gripe suína”. A vacina está disponível em 15 postos fixos, os idosos podem se imunizar em qualquer Unidade.

Garotinho toma frente da luta para incentivar a adoção no Brasil



Por Anthony Garotinho

Estive reunido com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para solicitar a indicação de um membro da sua equipe para acompanhar as audiências públicas e os eventos que serão realizados em todo o país pela Comissão de Legislação Participativa, da qual eu sou o presidente, para discutir alterações na Lei de Adoção.

Hoje no Brasil, existem mais pessoas dispostas a adotar do que crianças para serem adotadas, isso porque, a lei atual, cria barreiras que impedem um processo rápido para encontrar um lar para esses meninos e meninas, em sua maioria mantidos em abrigos.

A minha proposta, além de desburocratizar os procedimentos, cria um incentivo semelhante ao que eu implementei quando fui governador do Rio, pagando um benefício direto no contracheque, aos funcionários públicos que adotem uma criança ou adolescente. Com cinco filhos adotivos, além de quatro naturais, me sinto orgulhoso de entrar nessa luta e de poder divulgar a minha experiência como pai, para incentivar a adoção no Brasil. Assistam abaixo ao meu discurso onde falo sobre essa questão da adoção.

Garotinho direto da CPI Cachoeira - Delta



Praça São Gonçalo será inaugurada nesta sexta-feira


Fotos: Gerson Gomes


A Praça São Gonçalo, em Goitacazes, será inaugurada na próxima sexta-feira, dia 25, às 20 horas, pela prefeita Rosinha Garotinho. Nestas quarta (24) e quinta-feira (25), equipe com 45 trabalhadores estavam finalizando os serviços, com o plantio de mudas do projeto de arborização e a checagem de todos os espaços da praça, agora totalmente revitalizada com a maior reforma já executada após sua construção há 38 anos.

Localizada em frente à tradicional Igreja de São Gonçalo, a praça está de cara nova, com as muitas mudanças executadas. Os moradores da localidade vão receber um local de lazer moderno, mas que manteve a tradição do coreto, local de encontro da família e amigos, que recebeu novo telhamento e pintura, além da quadra poliesportiva, agora com cobertura, para a prática de várias modalidades como o futebol, basquete e vôlei. Os moradores vão contar, também, com quatro quiosques que foram completamente refeitos com mais espaço e beleza.

A reforma do espaço de convívio dos moradores conta, ainda, com um novo playground e dois pergolados com cinco mesas para jogos, além de três sanitários reformados. Os jovens ganharam uma pista de skate moderna com dimensão de 8,5m x 5,5m, onde acontecerão treinos e disputas. A acessibilidade foi pensada para a Praça São Gonçalo com quatro rampas de acesso em seu entorno e o piso todo modificado com mais durabilidade e a garantia de melhor mobilidade das pessoas que usufruírem do local.

Jeem prossegue neste sábado com futebol e queimada

Foto: Check

 
Os Jogos Estudantis das Escolas Municipais (Jeem), que a Secretaria de Educação vem realizando, com a participação dos alunos da rede, prosseguem neste sábado (26), com as competições de futebol masculino e queimada feminino. Dessa vez, a competição acontece nas categorias mirim (12 a 14 anos) e pré-mirim (9 a 11 anos), respectivamente. Cerca de 700 crianças vão participar do evento, na Fundação Municipal de Esportes (FME), com início previsto para às 8h30.

As competições começaram este mês e também acontecem no Instituto Federal Fluminense (IFF-Centro) e no 56º Batalhão de Infantaria, em Guarus. Os Jogos Estudantis das Escolas Municipais vão prosseguir até o dia 14 de julho. “O objetivo das competições é estimular a prática esportiva entre os alunos, oportunizando-lhes uma experiência positiva, que contribua para sua formação, além de promover o intercâmbio socioeducativo entre as escolas da rede municipal”, informa o coordenador de Educação Física, Cláudio Artiles.

Obras da Creche Escola da Tapera em fase final


Fotos: Check


A comunidade da Tapera vem recebendo grande reformulação e melhorias por parte da prefeitura. Além da nova Escola Municipal Manoel R. do Nascimento e das  798 casas do Conjuntos Habitacionais Tapera I e II, está em fase de finalização as obras na nova Creche Escola João Siqueira. Ao lado da escola já inaugurada e em pleno funcionamento, a Creche da Tapera recebe grande estrutura para comportar as crianças da região. As intervenções se encontram em fase de acabamento. A parte elétrica já se encontra praticamente concluída, o pastilhamento das paredes conta com 90% de conclusão e o telhado está pronto.
 
Os pisos, de marmorite, estão sendo colocados em todas as salas, permitindo maior durabilidade à instalação. Nos banheiros e refeitórios foram colocados piso frio, permitindo maior higiene destes locais.  De acordo com o projeto, são mais de 20 repartições divididas entre sala de multiuso, sala de amamentação, brinquedoteca, biblioteca, cozinha, refeitório, banheiros, fraldário, consultório médico, escovário, lactário, entre outros. Na área externa, as crianças vão poder contar com pátio com e sem cobertura, playground, horta e área externa para socialização, composta por jardins e piso de intertravados de concreto.

Prazo para Alistamento Militar termina dia 30

Termina no próximo dia 30, o prazo para o alistamento militar na Junta de Serviço Militar de Campos (JSM). Os jovens que completam 18 anos ainda este ano, devem fazer sua quitação com o serviço militar. A presidência da Junta é de responsabilidade do chefe do executivo e na cidade, a Prefeita Rosinha Garotinho é representada pela Coordenadoria de Segurança e Ordem Publica.

A sede da Junta Militar funciona na Travessa Santo Elias, s/n, no Jardim Carioca, onde funciona a Secretaria Municipal da Família e Assistência Social. Para fazer o alistamento é preciso levar os seguintes documentos: CPF, Identidade original, comprovante de residência, certidão de nascimento e 4 fotos 3×4 (original e Xerox).

Empresas têm prazo até esta sexta para entregar Declan

As empresas e todas pessoas físicas que figuram no cadastro de contribuintes do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e do ICMS Verde têm prazo até esta sexta-feira (25)  para entregar a Declan (Declaração Anual). A Declan é o documento que define o índice de participação dos municípios no rateio estadual do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços, que é distribuído pelo governo do estado. O ICMS Verde é aquele recolhido decorrente de atividades no setor agropecuário (produção de leite, queijos, iogurte, etc). O ICMS é importante para os municípios realizarem obras e custear outras despesas públicas.

O secretário de Finanças de Campos, Benilson Paravidino, explica que cada Declan não apresentada, significa que o ICMS recolhido pela empresa que deixa de entregar o documento seja direcionado para outra cidade. “É importante que os contadores e donos de empresas, sejam os lojistas, firmas de pequeno ou grande portes, tenham a consciência de que não basta ele recolher o imposto, mas também apresentar a Declan. Afinal, é a Declan que define o valor do repasse que o governo do Estado faz para os municípios”, destaca Benilson Paravidino.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Começaram as inscrições para 11 cursos do Pronatec



Começou nesta quarta-feira (23), as inscrições para 11 cursos profissionalizantes, em diversas áreas. As inscrições prosseguem ate o dia 29, das 9 às 16h. Os cursos são desenvolvidos em parceria entre a Secretaria da Família e Assistente Social e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os interessados em aproveitar esta nova chance para se profissionalizar e aumentar suas chances de ingressar no mercado de trabalho, não devem perder.

 Para se inscrever é necessário que o interessado tenha entre 16 e 59 anos e apresente CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, cartão do Número da Inscrição Social (NIS), que e obrigatório. No ato da inscrição o candidato receberá um comprovante com a data para realização da matricula e quais os documentos são necessários para apresentar no Senac.  A previsão é que as aulas comecem na primeira quinzena de junho.


Confira os Cursos:

Agente de informações turísticas
Camareira em meios de hospedagem
Recepcionista em meios de hospedagem
Organizador de evento
Atendente de lanchonete
Auxiliar de cozinha
Bartender
Garçom Básico
Padeiro e confeiteiro
Pizzaiolo
Almoxarife

Curso de Informática Básica para professores



A Secretaria Municipal de Educação (Smec) capacita mais de 70 pessoas, entre professores e comunidade no curso de informática básica. Os alunos aprendem diversas atividades, no curso que é oferecido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional, através do Departamento de Inclusão Digital (DID).  As aulas acontecem as segundas, terças e sextas-feiras, nos turnos da manhã e noite, no DID.

- O curso é muito bom, aprendi muita coisa. No momento estamos aprendendo a inserir imagens no texto, formatação, entre outros. E está me ajudando na confecção de atividades nos trabalhos dos alunos – declarou a professora do GI, da Creche Escola Carlos Roberto Nunes de Carvalho, na Penha.