segunda-feira, 19 de março de 2012

UBSs com maior resolutividade


UBS FAZENDINHA


Nas visitas que faço diariamente às Unidades Básicas de Saúde (UBS) da nossa cidade tenho a oportunidade de atender pessoalmente a alguns pacientes, dando maior resolutividade a cada caso. Hoje, por exemplo, visitei com minha equipe técnica da Secretaria de Saúde, as UBSs Turfe Clube, Fazendinha, Venda Nova e Cambaíba.



Em Fazendinha, fui pessoalmente até a casa (fotos acima) do paciente Luís Diego, 10 anos, que precisava de uma atenção especial por ser portador de uma doença rara e grave. Ele já é assistido pelos Programas de Assistência Domiciliar (PAD), Assistência Farmacêutica, Fora-Domicílio, Transporte e Nutrição. Mas estamos dando todo o apoio à família do pequeno Luís e, como os pais dele têm outros filhos, quase não têm tempo de saírem de casa. Por essa razão, anotamos as novas solicitações para tomarmos as providências o mais rápido possível.


UBS CAMBAÍBA



Nas UBSs que temos vistoriado, tenho orientado aos funcionários que já emitam e informem o número do Cartão Nacional de Saúde aos usuários, mesmo antes deles ficarem prontos. Assim, garantimos que os atendimentos não serão interrompidos. O cartão é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Já temos notícia de que, em alguns postos, os usuários não estão retornando para buscar o cartão. Por isso, chamo a atenção dos pacientes para que não esqueçam de voltar para buscá-los.




Ainda na UBS Fazendinha, encontrei a paciente Neide Suely Arêas (acima, sentada) que mora em São Gonçalo, Rio de Janeiro, mas veio buscar atendimento médico em Campos. Ela aguardava a consulta de cardiologista e me disse que prefere o atendimento em Campos porque “a qualidade aqui é bem melhor”. Isso justifica porque nossa cidade está melhor colocada no IDSUS (índice do governo federal) do que a própria cidade do Rio de Janeiro, além de Niterói, São Gonçalo, etc.


UBS VENDA NOVA

Já em Venda Nova encontrei as agentes comunitárias Juliana, Deise e Franciele, que já cadastraram, juntas, cerca de 320 famílias da localidade. Informei a elas que vamos dar início, nas próximas semanas, a um trabalho que vai contar com a parceria delas: faremos uma série de palestras, principalmente voltadas para as mulheres, sobre gravidez na adolescência, câncer, etc, com a ajuda do coordenador de Educação e Saúde, Antônio Salim.


UBS TURFE CLUBE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário