quinta-feira, 15 de março de 2012

Acompanhando atendimento à população nas UBSs



Fotos: Check


Venho realizando uma série de vistorias técnicas nas Unidades de Saúde Básicas do município, verificando as condições de funcionamento e atendimento à população. Nesta quinta-feira (15), a visita aconteceu na UBS do Parque Aurora, onde constatei que os serviços estão sendo prestados adequadamente, de acordo com o que previmos em nosso projeto de trabalho.

Assim como nas outras UBSs da nossa rede municipal de saúde, na UBS do Parque Aurora oferecemos todos os medicamentos básicos, além dos serviços de clínica médica geral, fisioterapia, ginecologia, pediatria, dentista, atendendo aos pacientes todos os dias. Em geral, tenho constatado o bom funcionamento de todas as unidades de saúde, com os procedimentos em conformidade com as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Há unidades, inclusive, onde as comunidades não contam com serviço de telefonia, mas conseguem agendar, em tempo real, sua consulta em especialidade ou exame.




As visitas são ações rotineiras, normalmente realizadas pela Gestão de UBS, para averiguar atendimentos médicos e procedimentos administrativos, como dispensação de medicamentos, realização de curativos, o sistema de marcação de consultas, coleta de materiais para exames simples (sangue, fezes e urina), entre outras.
Nessas visitas, também podemos fazer os ajustes necessários para continuarmos garantindo a  melhoria da qualidade da assistência à população. Tenho me surpreendido com o número de usuários que fazem exames e não retornam às UBSs para buscar os resultados, deixando de dar continuidade ao tratamento. Por isso, chamo a atenção da população para que não deixe de retornar ao seu médico com os exames realizados, de modo que ele possa indicar o melhor tratamento a ser feito e os usuários do SUS tenham uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário