sábado, 17 de março de 2012

Reposição hormonal x câncer de mama: mais lenha na fogueira



Durante a última década, grandes estudos de coorte (estudos observacionais em que os indivíduos são classificados segundo graus de exposição a uma doença, para depois se avaliar sua incidência) relacionaram a reposição hormonal ao aumento do risco de câncer de mama. Ainda há dúvidas, também, sobre como a terapia com estrogêneo apenas e a com estrogêneo e progesterona influenciam o desenvolvimento da doença.

Enquanto isso, milhares de pessoas no mundo inteiro recorrem ao método para aliviar sintomas da menopausa. Um novo estudo, feito nos Estados Unidos, botou mais lenha na fogueira: sustenta que a terapia só com estrogêneo pode ajudar a combater o câncer de mama.

Para comparar os efeitos do estrogêneo isoladadamente e deste hormônio associado à progesterona sobre o risco de câncer de mama, os pesquisadores Rowan T. Chlebowski, do Instituto de Pesquisa Biomédica de Los Angeles e Garnet Anderson, do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, em Washington, observaram dados de dois ensaios clínicos conduzidos pela Iniciativa de Saúde da Mulher, órgão ligado aos Institutos Nacionais de Saúde.

Um teste avaliou a reposição de estrogêneo e progesterona em mulheres que estavam na menopausa e tinham útero intacto, e outro analisou a reposição só com estrogêneo em mulheres que haviam passado por histerectomia (retirada do útero). A de estrogêneo mais progesterona fez aumentar significativamente o risco de câncer de mama. Já a de estrogêneo diminuiu esta probabilidade no grupo que passara por histerectomia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário