sexta-feira, 16 de março de 2012

Formatura de ex-fumantes do Programa de Controle de Tabagismo


Foto: Rogério Azevedo


O Programa Municipal de Controle de Tabagismo realizou nesta sexta-feira (16) a formatura de 68 ex-fumantes. A solenidade aconteceu no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, onde os participantes receberam um diploma por terem abandonado o vício do cigarro em sete meses. Durante este período, o grupo foi acompanhado por uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social.

A professora Darina Teresa Faria dos Santos, 58 anos, afirmou ter ficado depressiva ao abandonar o cigarro nos primeiros dias de tratamento. “Para quem é fumante, o cigarro parece ser o melhor amigo. É muito difícil abandonar o vício, mesmo com adesivos. Bebi e continuo bebendo muita água, e se não fosse o empenho da equipe do programa, seria muito mais difícil abandonar o cigarro”, comentou Darina, que fumou aos longos dos 30 anos de vida, parou seis anos e, aos 51 anos de idade, voltou a fumar. “Agora eu parei de vez”, afirmou.

Muita dificuldade para parar de fumar também teve a dona de casa Regina Maria Santana, 49. “É mais do que a gente. O vício nos domina de tal forma que às vezes, mesmo querendo parar de fumar, não encontramos saída. Foi quando eu soube do programa e resolvi me inscrever e hoje, depois de 33 anos, tenho orgulho de dizer que sou uma ex-fumante”.

Durante a cerimônia, o professor em Teologia José Geraldo Neves Soares proferiu uma palestra motivacional para os ex-fumantes. A cada dois meses é realizada a formatura de um grupo. Na próxima segunda-feira (19) inicia o tratamento de mais seis grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário