segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Vitamina B pode ajudar a melhorar memória de idosos




Idosos que tomaram vitamina B12 e ácido fólico por dois anos apresentaram melhores resultados em testes de memória de curto e longo prazo do que voluntários que não tomavam as substâncias, de acordo com um novo estudo realizado na Austrália.

Os benefícios foram modestos, mas ao mesmo tempo animadores, na opinião de especialistas, indicando que as vitaminas "podem ​​ter um papel importante na promoção do bem-estar e envelhecimento mental saudável, bem como para manter o funcionamento cognitivo bom por mais tempo em uma escala comunitária," afirmou à agência Reuters Janine Walker, a principal autora do estudo e pesquisadora da Universidade Nacional Australiana.

Os pesquisadores pediram a mais de 700 pessoas, com idades entre 60 a 74 anos, para tomar uma dose diária de ácido fólico e vitamina B12, ou pílulas falsas que se assemelhavam a vitaminas. O estudo incluiu apenas pessoas que apresentaram sinais de depressão, mas não foram diagnosticadas com depressão clínica.

Após 12 meses, não parecia haver qualquer diferença entre os grupos na forma como as pessoas pontuavam nos testes mentais, incluindo memória, atenção e velocidade. Dois anos depois, no entanto, aqueles que tomavam as vitaminas apresentaram melhoras na pontuação das tarefas de memória.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário