Eu e Henrique Oliveira (Foto de Gerson Gomes)
Participei de reunião com o secretário municipal de Defesa Civil, Henrique Oliveira na tarde desta sexta-feira (20), para traçar novas medidas de saúde pública para a população de Três Vendas, diante do risco de propagação de doenças pela contaminação do local, que, com a enchente, teve o esgoto das fossas nivelado ao do solo.
Como a localidade está em Situação de Emergência, a Defesa Civil determinou a Águas do Paraíba - concessionária dos serviços de água e esgoto no município – o esgotamento das fossas das casas de Três Vendas. A concessionária informou há pouco que o serviço será executado, a partir das 8h da manhã deste sábado, com seis caminhões e equipes fazendo levantamento de todas as fossas da localidade.
É imprescindível que a Águas do Paraíba realize o esgotamento das fossas. Há um decreto definindo a Situação de Emergência para Três Vendas e não basta cuidarmos apenas do atendimento às pessoas. A Saúde está com suas Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental em ação, porque as condições de saneamento, do ambiente em que as pessoas vivem são determinantes para a saúde delas. Daí, a necessidade desta atuação também pela concessionária dos serviços.
Henrique destacou a necessidade da ação. “A Prefeitura vem prestando toda a assistência a estas famílias, com atendimento médico, doação de alimentos, água e medicamentos; na liberação dos imóveis e higienização. Este acompanhamento tem de ser constante, para que não tenhamos contaminação do solo e da água e nem casos graves de pessoas doentes. A Defesa Civil está alerta e conta com a Secretaria Saúde, assim como a de Serviços Públicos e outras secretarias, até a situação no local se normalizar. Mas, como ainda vigora a situação de emergência, estamos determinando a realização do serviço, que é de responsabilidade da Águas de Paraíba”, destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário