segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

CCZ atua na prevenção da leptospirose

 
Fotos: Check e Jônatas Manhães


As ações de saúde preventiva para casos de cheias e transbordos de rios apresentam resultados em Campos. Desde outubro, com a previsão de enchentes para a região, a Prefeita Rosinha Garotinho reuniu seu secretariado, determinando de cada área, medidas de proteção à população. Uma das medidas definidas pela Secretaria de Saúde foi a intensificação de combate a roedores, para reduzir o risco de incidência da leptospirose, doença transmitida pela urina do rato.

Com informações sobre os pontos de alagamentos de Campos, passadas pela Defesa Civil Municipal, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), conforme destaca o diretor de Programas e Projetos, Eufrázio Lisboa, iniciou o cerco a roedores em diversas áreas de risco, como Ilha Cunha e Ururaí.

- Os agentes de endemia cobriram todas as áreas em que ocorrem cheias, como medida estratégica para controle da leptospirose. Agora, o CCZ faz o monitoramento das águas, borrifando com hipoclorito (água sanitária), mas alerta a população para o perigo de doenças pelo contato com as águas de enchentes – ressalta Eufrázio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário