Mulheres que bebem ao menos dois copos de refrigerantes açucarados por dia correm um maior risco de sofrer de doenças cardíacas, diabetes e apresentarem aumento da relação cintura-quadril, um fator para a síndrome metabólica. É o que mostra pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, com 4 mil indivíduos, entre 45 e 84 anos.
No entanto, a pesquisa não mostrou que o mesmo acontece com o sexo masculino. Os autores acompanharam os participantes por cinco anos. Eles avaliaram dados de peso, cintura, colesterol e triglicerídeos. E concluíram que as mulheres que consumiam mais bebidas com açúcar e gaseificadas tinham quase quatro vezes mais chances de apresentar altos níveis de triglicerídeos, uma gordura altamente prejudicial à saúde, especialmente das artérias.
"Elas têm maior dificuldade de controlar o nível de açúcar no sangue, o que aumenta a chance de diabetes", diz a pesquisadora-chefe Christina Shay. "A obesidade eleva o risco de diabetes e doença cardíaca. Porém, o estudo mostra que o perigo de doença cardíaca e diabetes existe mesmo quando a mulher consome bebidas açucaradas e não engorda", afirma Christina.
Fonte: www.oglobo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário